quarta-feira, 19 de março de 2008

Cheese and coal


Lembrei do lance da praia "Cheese and coal" escrito num carrinho de queijo na brasa.
Um textinho muito bom sobre o inglês:



Agora vocês podem imaginar que uma aluna minha veio pedir reforço na terceira aula? É minha gente, 15 frases depois já estava ela com dificuldade. Como eu ganhava por aula, por que não aceitar?

Entramos numa sala as duas em plena quinta-feira, 14hs, solzaço lá fora. Ela com uns 35 anos, eu com 17. Sério, 17, como alguém com 17 anos pode achar que ensina e como alguém pode fingir que acredita e paga por isso? Eu ia de chinelo, vocês têm noção? Cheguei a fazer rasta na Bahia e aparecer pra dar aula na segunda-feira. Que falta de orientação.

Mas enfim, nós duas na aula de reforço e eis que se segue:

- Vou te ajudar, você tá com dificuldade em que mais ou menos?
- Fiquei meio perdida na primeira aula.
- Ah, na primeira? Então vamos abrir o livro na primeira aula, aí tão as frases, qual você não pegou direito?
- Vamos dar uma repassada em todas?
- Bom, tá bom: "I eat meat", "I eat cheese", "I drink milk", "I drink water", "good bye". Todas?
- Fiquei meio assim nas do i.
- É "ai"
- "Ai"?, Mas tá I aqui, são essas.
- Ah tá, é que I se pronuncia "ai".
- Puts, saquei. Então vamos nessa do "ai" com "chêêze"
- Ah tá, vamos, é "tchís" que se diz e quer dizer queijo. Já viu cheese burger, né? Burger é de hambúrger e cheese é o queijo.
- Caramba, é mesmo!
(gente, 35 anos)
- Então vamos repetir essa: I eat cheese, eu como queijo.
- i uit chêêze.
- Lembra? "AI IT TCHÍS", essa é a pronúncia.
- Ah, "ai uit chêêze"
- Quaaase, "AI IT TCHÍS"
- Ah, "ai it chêêze"
- Nossa, tá muito perto, "ai it.." e aí o "thcís" é como se fosse quando alguém vai tirar uma foto. Você fala o que? "xxxxxx" Fala mais ou menos isso, já tá bom.
(metodologia 17 anos)
- Adorei, vamos lá "ai it...." "ai it...." (cara de desespero porque tinha esquecido)
(eu fazendo sinal de máquina fotográfica, ela me olhando com muita dúvida)
(hmmmm....) - ela pensando
(eu fazendo mais máquina fotográfica com o dedo)
(cara de dúvida)
Eu mando - Lembra? Qual é o som que lembra máquina fotográfica.
- Aaah, "click"?

Achei aqui : Sem duvida

Nenhum comentário: