sexta-feira, 3 de abril de 2009

Meu Boteco minha vida.

Com o calor que está fazendo aqui no nordeste, só dá para pensar em 2 coisas: Folga e cerveja.
E para quem gosta de beber a cidade de Recife é o paraíso.Pode-se dizer que somos umas das capitais mais bem servidas de bares e restaurantes do Brasil.Porém esse post é para enaltecer uma categoria única de "local para beber".
Senhoras e senhores, Apresento a vocês: O Boteco*.
Também conhecido como: Pega-bebo , Sujinho, Bebeu morreu, Barraca, etc.

Para se ter uma idéia, no meu bairro tem mais Boteco do que farmácia, escola e igreja juntas.Numa mesma rua é fácil achar mais de 4 estabelecimentos dessa categoria.
Porém existem algumas características que fazem do lugar um verdadeiro Boteco.

*Tipos: Stand, Master e Ultra em ordem crescente.


Cadeiras













O Boteco do tipo Master, tem aqueles antigas cadeiras armadas de ferro, de preferência com o símbolo antigo da brahma todo comido pela ferrugem.O Boteco tipo Ultra não têm cadeira, os "clientes" têm que beber de pé encostados no pequeno balcão de madeira com alguns pregos salientes.Hoje temos as famosas cadeiras plásticas com patrocínio de alguma cerveja, mesmo assim ainda podem ser considerados Botecos Stand se as cores e marcas forem variadas.Ex.: Uma mesa da Skol com as cadeiras da Antártica.


Anexo








Normalmente o layout de um Boteco é pequeno, e quase sempre ele surge agregado à um outro estabelecimento, dependendo do local anexo o Boteco também é classificado.Vejam o exemplo:
>Se o Anexo for um mercadinho - Boteco Stand.
>Se o anexo for a casa do dono do Boteco - Boteco Master.
>Se for uma barraca de madeira sozinha no meio de um matagal - Boteco Ultra.


Freqüentadores








Diferente de alguns bares que não deixam você entrar sem camisa ou descalço, o Boteco é terra de ninguém.Porém, ainda assim temos que observar os clientes para definir a classificação do local.Ex.:
>Um time de futebol voltando da pelada de domingo fazendo a maior bagunça - Boteco Stand.
>4 papudinhos jogando dominó, com aqueles pedras pretas e os números coloridos, com um deles de pé porque não tinha mais cadeiras - Boteco Master.
>1 bêbado dormindo na mesa com um copo americano cheio de moscas e o dono do bar cortando uma carne de charque(também cheia de moscas) para o tira-gosto - Boteco Ultra


Funcionários









Em alguns Botecos é possível verificar algumas figuras que realmente trabalham e vivem do salário que ganham.E dependendo dos tipos podemos também classificar os Botecos.Ex.:
>3 Funcionários - O dono, que normalmente faz a conta e confere o troco.A filha(o) que faz as vezes de garçon, a esposa que fica responsável pela "cozinha". - Boteco Stand.
>2 Funcionários - O dono que fica responsável pelo "caixa" e de fritrar alguma coisa para tira gosto.E o graçon é um rapaz da comunidade que é "pago" por dia com alguns poucos reais ou 6 cervejas.- Boteco Master.
>1 Funcionário - O "dono" que fica responsável pelo pouco dinheiro que entra( já que a maioria bebe fiado) e de levar a bebida na mesa(Nomalmente ele bebe junto.) - Boteco Ultra.


Limpeza










Esse é o ponto chave que faz do Boteco um Boteco.
>Quando no banheiro tem água e papel.Quando os copos ficam no balção em cima de uma bandeja e cobertos por um pano.Quando as mesas são limpas com uma flanela vermelha ou amarela, levemente umidecida o Boteco pode ser considerado Stand.
>Quando tem banheiro(sem aguá e sem papel).Quando os copos ficam em pequenas estacas na parede.Quando as mesas são limpas com um pano de cor indefinida e molhado com alguma coisa também indefinida, você está num Boteco Master.
>Não tem banheiro, copos(de requeijão) ficam em qualquer lugar e para limpa-los joga-se um pouco de cerveja neles.E quem limpa as mesas(quando têm) são as formigas no fim do dia.Você achou um Boteco Ultra.


Alguns detalhes importantes que somam pontos para o Boteco.
+Prateleira com garrafas de cerveja empoeirada no fundo do Boteco(Se tiver uma Malte 90 ou uma garrafa de pinga com aquele vidro esverdeado os pontos dobram) +Sinuca velha com apenas um taco. +Cachorro ou gato que ficam pedindo comida o tempo todo. +Moscas, quanto mais melhor.
Fica aqui dica para aqueles que não tiveram a chance de tomar uma boa cerveja num boteco, experimentem!

PS - Leve seu proprio copo, peça para cerveja ser aberta na mesa, e nunca coma nada!

4 comentários:

Unknown disse...

Hehehehe....belo post. Adoro botecos também, principalmente desses bem sujos.rs...

Tenho muita vontade de conhecer Recife. Deve ser uma maravilha de cidade. Um dia irei!

Um abraço>

http://escondidin.blogspot.com/

Unknown disse...

Muito bom, muito bom...a gente enxerga e sente o cheiro lendo este post! Tô ouvindo as moscas até agora!!! rsrsrsrs

Ana P. disse...

AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!

Cara, isso é praticamente um tratado dos butecos! Muito da hora!

Eu já fui em buteco que não tinha banheiro, diga-se de passagem, é triste.

Bom, não falar nada de gente que bebe no posto de gasolina, né... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

Perfeito!

Unknown disse...

A galera do serviço pirou no post...