quarta-feira, 23 de julho de 2008

Com moderação...



Em tempos de lei seca é sempre bom lembra: Beba com moderação e se for dirigir NÃO BEBA!
Esse post vai em homenagem a meus grandes amigos bebedores de cerveja.Também estou no grupo, porém , sou mais contido (¬¬).

Então aqui vão dicas para apreciar uma boa cerveja:

Primeiro passo: Sirva

Lembre-se: mesmo as cervejas Pilsen brasileiras mais populares devem ser servidas em uma temperatura de 2ºC a 6ºC. Menos que isso, suas papilas gustativas ficarão amortecidas.

A maior parte das cervejas requer um colarinho - algo em torno de dois dedos - para que ela conserve o gás carbônico e retenha a maior parte dos aromas. É simples: despeje, com o copo reto, uma pequena quantia de cerveja. Espere a espuma parar de subir e então encoste a boca da garrafa na borda do copo, despejando lentamente em um ângulo de 45º.

Algumas cervejas importadas chegam a trazer no rótulo as instruções de como melhor servir a cerveja. Fique atento.

Segundo passo: Olhe

Com muita calma, eleve a cerveja à altura de seus olhos e aprecie a beleza do que você está prestes a tomar. Não olhe-a contra a luz, observe-a com luz indireta para que as suas cores não sejam distorcidas.

Terceiro passo: Agite

Gire sua cerveja suavemente no copo. Isso fará com que a cerveja libere seus aromas e ligeiras nuances, além de estimular levemente a formação e liberação de gás carbônico e permitir observar e testar o colarinho.

Quarto passo: Cheire


Cerca de 60% de seu paladar é formado pelo cheiro. Portanto, é mais do que importante aproveitar essa sensação. Primeiro, aspire o ar através de seu nariz rapidamente duas vezes. Em seguida, aspire o ar com a boca aberta e finalmente, somente com a boca. Isso fará com que os aromas se encontrem em suas células olfatórias. Certifique-se que não há outros cheiros no local que possam atrapalhar sua experiência.

Se for necessário, agite novamente o copo e aprecie o buquê da melhor maneira possível.

Quinto passo: Aprecie

Agora beba a cerveja. Tente resistir em engoli-la imediatamente. Deixe-a vaguear na boca e aproveite todo o paladar. Deixe seu paladar falar… aprecie a consistência e o sabor, expirando o ar através de seu nariz. Esse procedimento é chamado de “retro olfação”: as sensações não são as mesmas que as percebidas no passo anterior, ao cheirar a cerveja diretamente. A cerveja foi esquentada na boca, possibilitando a descoberta de outros aromas com o desprendimento de compostos menos voláteis.

Experimente detectar gostos doces, sabores salgados, ácidos e a amargura. Tente descobrir o que são, ou com o que são parecidos.

Tente beber um pouco da cerveja quente. Quando a cerveja está gelada, alguns de seus sabores ficam mascarados. Quando ela aquele, eles são liberados e tornam-se mais acentuados.


Achei aqui : Papo de Bêbado

3 comentários:

Gilmar Gomes disse...

Hum... Não consigoseguir esses passos muito bem. Especialmente a parte de não engolir de uma vez... Sempre estou pronto para o próximo copo... Mas por sorte, eu nem sei dirigir mesmo... rs.

Dois cigarros e um café. disse...

Thiago: Eu acho muita viadagem fazer isso aê, quero ver tu conseguir fazer isso tudo com uma lata de kaiser hehehehe. Muito legal, mas pouco prático.

Pra beber eu faço assim ó: Encho o copo... encho a cara.

Beijundas ^^

Thiago Apenas disse...

Cristal,
Isso é só teoria(e porque não tinha melhor pra postar0o)
Na pratica a coisa é bem diferente...Até porque o copa/caneca/tulipa passa a ser um mero detalhe!
:)